Numa das minhas leituras pelos artigos da Rotas & Destinos, fiquei intrigada com a palavra "Juromenha". Mal sabia eu que ia descobrir em pleno Alentejo uma fortaleza assombrosa e por muitos desconhecida.
O artigo "De alto a baixo" escrito por João Miguel Simões, diz-nos que:
"A 15/20 minutos de carro a partir de Vila Viçosa, vale a pena considerar este passeio, já perto da fronteira e dos limites do Alqueva. A fortaleza em ruínas, à espera de recuperação, mantém a sua altivez e a vista é absolutamente deslumbrante."
Foto: Fortaleza de Juromenha | Autor: Hugo Madaleno |Retirada daqui
A história da Fortaleza de Juromenha dá-lhe um valor fenomenal, serviu como local de defesa do Guadiana e foi palco de grandes acontecimentos históricos: foi conquistada em 1167 aos mouros por D. Afonso Henriques, foi reconstruida por ordem de D. Dinis em 1312, foram edificadas no seu interior as igrejas da misericórdia e a matriz, bem como uma cisterna, uma cadeia e os antigos Paços do Concelho. Já em 1755, viria a sofrer danos estruturais com o terramoto.
Esta construção foi classificada como Imóvel de Interesse Público em 1957 e actualmente fala-se num projecto turístico avaliado em milhões de euros que pretende, principalmente, recuperar esta magnifica estrutura em decadência.
Para mais informações sobre este deslumbrante património edificado visite o site do IGESPAR.
Para mais informações sobre este deslumbrante património edificado visite o site do IGESPAR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário